ETAPA REGIONAL INTERNACIONAL CENTRO OESTE 2022 - Liga Nacional de Trap Americano - Faltam:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Notícias

Estado do Paraná cria "Dia Estadual do Atirador Esportivo" em 15 de Dezembro

Divulgação
Estado do Paraná cria

Por autoria do Deputado Estadual Gilberto Martin (PMDB), a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná decretou e o Governador do Estado do Paraná, Sr. Carlos Alberto Richa, sancionou a Lei nº 18.153 de 16 de Julho de 2014, a qual em sua súmula: institui o Dia Estadual do Atirador Esportivo, a ser comemorado anualmente no dia 15 de Dezembro. Em seu Artigo 2º, esta data ora instituída passa a constar no calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Em sua justificativa, no Projeto de Lei nº 146/2014, o Deputado Estadual Gilberto Martin destacou que foi no dia 15 de Dezembro de 1950, que o Paraná conquistou a sua primeira Medalha de Ouro numa competição oficial de Tiro ao Prato. Tal feito foi alcançado na época pelo jovem atirador Marcos José Olsen, o qual representou posteriormente o Estado do Paraná em 5 edições dos Jogos Olímpicos, sendo 1972 (Munique), 1976 (Montreal), 1980 (Moscou), 1984 (Los Angeles), todas como atleta e, 1986 (Seul) como técnico. Marcos Olsen, agora um atirador veterano, ainda destaca-se no cenário mundial como atleta e treinador de Tiro ao Prato.

A supra citada Lei, também vem assinada pelo Secretário Chefe da Casa Civil do Paraná e Deputado Federal licenciado, Cezar Silvestri (PPS), que é atirador esportivo e membro fundador do Clube de Caça e Tiro de Guarapuava, na cidade de Guarapuava/PR.

A Liga Nacional de Tiro ao Prato parabeniza o atirador Marcos José Olsen, pela justa homenagem recebida, parabeniza o Deputado Estadual Gilberto Martin pela propositura da Lei, bem como os parlamentares da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná pela aprovação e, por fim, o Governador Beto Richa por sancioná-la.

Fica este ótimo exemplo, que aconteceu por iniciativa do atirador paranaense Sérgio Maia Ricci Filho, o qual subsidiou o parlamentar paranaense Gilberto Martin com informações para a propositura da lei, para que outros Estados da Federação criem também seus dias estaduais do Atirador Esportivo, homenageando seus grandes ícones do esporte.

Clique Aqui para conhecer a íntegra da Lei nº 18.153 de 16/07/2014.

Clique Aqui para conhecer o Prejeto de Lei nº 146/2014.