Notícias

Estado do Paraná cria "Dia Estadual do Atirador Esportivo" em 15 de Dezembro

Divulgação
Estado do Paraná cria

Por autoria do Deputado Estadual Gilberto Martin (PMDB), a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná decretou e o Governador do Estado do Paraná, Sr. Carlos Alberto Richa, sancionou a Lei nº 18.153 de 16 de Julho de 2014, a qual em sua súmula: institui o Dia Estadual do Atirador Esportivo, a ser comemorado anualmente no dia 15 de Dezembro. Em seu Artigo 2º, esta data ora instituída passa a constar no calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Em sua justificativa, no Projeto de Lei nº 146/2014, o Deputado Estadual Gilberto Martin destacou que foi no dia 15 de Dezembro de 1950, que o Paraná conquistou a sua primeira Medalha de Ouro numa competição oficial de Tiro ao Prato. Tal feito foi alcançado na época pelo jovem atirador Marcos José Olsen, o qual representou posteriormente o Estado do Paraná em 5 edições dos Jogos Olímpicos, sendo 1972 (Munique), 1976 (Montreal), 1980 (Moscou), 1984 (Los Angeles), todas como atleta e, 1986 (Seul) como técnico. Marcos Olsen, agora um atirador veterano, ainda destaca-se no cenário mundial como atleta e treinador de Tiro ao Prato.

A supra citada Lei, também vem assinada pelo Secretário Chefe da Casa Civil do Paraná e Deputado Federal licenciado, Cezar Silvestri (PPS), que é atirador esportivo e membro fundador do Clube de Caça e Tiro de Guarapuava, na cidade de Guarapuava/PR.

A Liga Nacional de Tiro ao Prato parabeniza o atirador Marcos José Olsen, pela justa homenagem recebida, parabeniza o Deputado Estadual Gilberto Martin pela propositura da Lei, bem como os parlamentares da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná pela aprovação e, por fim, o Governador Beto Richa por sancioná-la.

Fica este ótimo exemplo, que aconteceu por iniciativa do atirador paranaense Sérgio Maia Ricci Filho, o qual subsidiou o parlamentar paranaense Gilberto Martin com informações para a propositura da lei, para que outros Estados da Federação criem também seus dias estaduais do Atirador Esportivo, homenageando seus grandes ícones do esporte.

Clique Aqui para conhecer a íntegra da Lei nº 18.153 de 16/07/2014.

Clique Aqui para conhecer o Prejeto de Lei nº 146/2014.