Notícias

Boletos Bancários gerados pela Liga Nacional - Novas Regras

Diretoria Financeira LNTP
Boletos Bancários gerados pela Liga Nacional - Novas Regras

A Diretoria Financeira da Liga Nacional, informa que está em operação desde meados do ano passado, uma Nova Plataforma de Cobrança para o sistema de liquidação e compensação para os boletos de pagamento, desenvolvido pelos bancos e a FEBRABAN. Dentro deste planejamento, desde o dia 13/10/2018, todos os boletos gerados no Brasil, com valor igual ou superior à R$ 100,00 (Cem Reais), necessitam estar cadastrados na base de dados do sistema para serem aceitos por qualquer banco, independentemente do canal de atendimento usado pelo consumidor, inclusive após o vencimento, sem risco de erros nos cálculos de multas e encargos.

A Liga Nacional desenvolveu um sistema de cobrança próprio, que vinha funcionando adequadamente desde sua fundação em 2011, e que foi ajustado quando passou a ser obrigatória a Cobrança Registrada para os boletos. Neste momento, a Liga Nacional implantou uma rotina de transmissão do arquivo eletrônico dos boletos gerados diariamente ao banco emissor, sempre as 17h55min., ou seja, antes de finalizar o expediente, bem como bloqueou a emissão dos boletos das 17h55min. até as 23h59min., permitindo a geração das inscrições em provas e pagamentos de anuidades, porém liberando o boleto para impressão e pagamento somente após à "meia noite" de cada dia, evitando assim que houvessem pagamentos de boletos gerados após o final do expediente diário da Liga Nacional, sem o devido registro no banco emissor.

Pois bem, desde o dia 13/10/2018, este sistema adotado pelo financeiro da Liga Nacional em relação ao seu Banco Sicoob não é mais eficiente, pois estamos fazendo pelo menos 3 transmissões diárias dos boletos (9hs, 13hs e 18hs) e mesmo assim ainda leva no mínimo 2 horas para o boleto propagar na Plataforma Nacional dos Bancos. Sem esta transmissão de arquivos e propagação na plataforma, o boleto não pode ser liquidado na compensação bancária.

Após detectarmos este problema, passamos à buscar no mercado um outro meio de pagamento através de boletos, onde o registro no sistema dos bancos fosse automático, cabendo ao pagador apenas aguardar o prazo de propagação na Plataforma Nacional dos Bancos, conforme citamos acima. Informamos que o Setor de Informática da Liga está trabalhando nisso, mas acreditamos que o sistema não esteja pronto até o Playoff 2018.

Para a temporada 2019 estamos igualmente trabalhando na implantação de um sistema que possibilite aos filiados pagarem suas inscrições em provas e anuidades on-line, através de cartão de débito.

Por fim, pedimos a compreensão dos usuários e filiados para que esperem pelo menos 6 horas entre a geração dos boletos e a tentativa de pagamento via Internet Bankink ou pessoalmente nos caixas bancários.

Para maiores esclarecimentos, acesse a Cartilha sobre a Nova Plataforma de Cobrança.