Notícias

Informações sobre o Grand American 2020

Divulgação
Informações sobre o Grand American 2020

A Amateur Trapshooting Association – ATA divulgou no final da tarde de ontem, 15/06/2020 que o Grand American 2020 será realocado para o Estado do Missouri, na cidade de Linn Creek. O clube anfitrião será o Missouri Trapshooters Association. O novo local está há aproximadamente 350 km à oeste de Sparta.

A ATA acionou seu plano “B” logo após receber a notícia do IDNR (entidade estatal do Illinois que administra o World Shooting & Recreational Complex), informando que o estado não autorizou a realização do Grand American no WSRC na data agendada para 05 a 15 de Agosto de 2020.

A Diretoria da Liga Nacional estava apenas aguardando as informações da ATA sobre a confirmação da realização do evento e, mesmo confirmada a data original em local alternativo, vem a público informar:

a) Neste ano de 2020 a Liga Nacional não irá organizar o time brasileiro para participar do Grand American World Trapshooting Championships, que acontecerá entre os dias 05 a 15/08/2020, na cidade de Linn Creek/MO. A Liga Nacional vem organizando o time brasileiro ininterruptamente desde 2011 e neste período o Brasil conquistou diversos títulos no Grand American, tendo 3 destaques principais: 1) Reconhecimento da ATA equiparando o Brasil à estado americano com a sigla BZ; 2) Hasteamento do pavilhão nacional brasileiro por 2 anos consecutivos (2018 e 2019), no primeiro dia da “grand week”; 3) Participação por 2 anos consecutivos do Diretor Executivo da ATA, Mr. Lynn Gipson, no Playoff da Liga Nacional em 2018/2019).
b) Tal decisão está alicerçada nos seguintes aspectos: 1) Desde o dia 28/05/2020 o governo americano determinou a proibição de ingresso de cidadãos brasileiros em território americano e não existe previsão para que esta determinação seja cancelada; 2) Mesmo que não existisse esta determinação, ficaria muito complicada a organização da viagem pela Liga Nacional, considerando que apenas ontem, dia 15/06/2020 a ATA confirmou a realização do evento cumprindo o calendário original, porém em outra localidade.

A Liga Nacional lamenta o ocorrido e os eventuais prejuízos causados aos atletas que já estavam programados para participar do evento. Entretanto, deixa livre todos os atletas filiados à ATA para participar do evento de última hora, caso as autoridades americanas reabram as fronteiras para ingresso dos brasileiros até a data de início do evento.

A Liga Nacional se compromete a retomar a organização do time brasileiro para o ano de 2021 caso haja situação de normalidade e controle da pandemia de COVID-19 tanto no Brasil, quanto nos USA.

Acesse abaixo o email recebido da ATA.

https://mailchi.mp/6e887b638ae5/2020-grand-american-relocation?e=[UNIQID]